quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Resgate do sobrenome Fiori da região de Toscana

O sobrenome Fiori é de origem medieval e vem do latim floris que significa "flores". No Brasil os primeiros registros deste sobrenome foram encontrados em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, onde os irmãos Giovacchino e Domenico Fiori fixaram residência vindos da região da Toscana, na Itália, por volta de 1885, para a serra gaúcha, nas cidades de Veranópolis e Vila Flores.

Este blog resgata a história desses irmãos e ajuda aqueles que buscam sobrenomes envolvidos na árvore genealógica. A ideia é mostrar um pouco da cultura italiana remanescente no sul do Brasil, contar fatos curiosos registrados na pesquisa e ainda mostrar fotos da cidade de origem na Itália e da região colonizada no Brasil.

Dúvidas ou contribuições, escrevam para alefiori@gmail.com. Aos poucos vamos acrescentar dados da árvore genealógica para que possam pesquisar seus sobrenomes. É importante lembrar que se seus antepassados não estão listados aqui, é sinal de que seu sobrenome Fiori não corresponde a este ramo familiar, que tem origem na família vinda de Castelnuovo di Garfagnana, província de Lucca, região de Toscana, Itália.

Registros gerais do sobrenome Fiori no Brasil
Uma das mais antigas referências a este sobrenome é o registro de Giorgio Fiori (1430-1512), jurista e historiador italiano. Cesare Fiori (1636-1702), pintor e entalhador italiano; Francesco Alessio Fiori (1717-1790), jesuíta, literato e poeta italiano; e Giuseppe Fiori, poeta , matemático e astrônomo italiano, citado em 1623.

No Brasil, encontramos o registro de Maria Fiori, nascida em São Paulo (SP), em 1898, e Angelina Fiori, nascida em Vinhedos (SP), em 1909, ambas filhas de Cornélio Fiori e Emília Muran (ou Murari). Também há uma família estabelecida, no século 19, no Paraná, à qual pertence o comerciante Vicente Fiori, proprietário de uma oficina de funilaria, em Curitiba (PR) em 1900. Outra família foi registrada em Ribeirão Preto (SP), à qual pertence Domingos Fiori, que deixou geração, por volta de 1907, com Laurinda Fiori. Outro registro é de Antonio Fiori, nascido em 1904, em Minas Gerais.

No Rio Grande do Sul, há registro da família de Roque Fiori, estabelecida em Porto Alegre, que deixou geração do seu casamento, por volta em 1910, com Rosa Fiori. Na região de colonização italiana, em Conde d'Eu (atual Bento Gonçalves) chegou Roberto Fiori, de Veneza, casado com Catterina Zanin. Já no município de Vila Flores, antigo distrito de Alfredo Chaves (atual Veranópolis) há o registro dos irmãos Giovacchino e Domenico, cujas gerações são tema deste blog.

Veja a distribuição do sobrenome Fiori na Itália:

2 comentários:

  1. Oi, como vai?

    Eu sou do Uruguai e estou tentando montar minha árvore genealógica. Acho que poderíamos ter algum relacionamento familiar. Meu trisavô era Giovanni Fiori, nascido aproximadamente em 1849-1851 italiano, cuja cidade ainda não consigo encontrar.
    Mas sua esposa, Luisa Argenti, era de Pontremoli, Massa Carrara, que fica perto de Castelnuovo. Você tem alguma informação sobre os ramos familiares nessa área? Será que meu avo era de Castelnuovo e se mudou para Pontremoli?
    Fico atenta à sua resposta e posso enviar-lhe as informações que tenho para ver se somos parentes.

    Obrigada!

    ResponderExcluir

Resgate do sobrenome Fiori da região de Toscana

O sobrenome Fiori é de origem medieval e vem do latim  floris  que significa "flores". No Brasil os primeiros registros deste sob...