quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

A família na Itália


Na região da Toscana, próximo dos alpes, a pequena localidade de Monterotondo, é uma das "frazioni", algo como um distrito, da cidade de Castelnuovo di Garfagnana (6 mil habitantes), na província de Lucca. Trata-se de um vilarejo com meia dúzia de casas de pedra e uma igreja, chamada Santo Espírito.

A pequena vila localiza-se há três quilômetros do centro de Castelnuovo. Os Fiori trabalhavam no cultivo de avelãs e fabricavam a chamada "farina dolce", muito usada para fazer pães, biscoitos e doces. Atualmente, os bucólicos campos desse vilarejo servem para a criação de gado para sustento próprio das famílias. A região também atrai um pequeno turismo de aventura, baseado na visitação de cavernas, como a Grotta del Vento, com uma variedade  de aspectos subterrâneos que variam de estalactites brilhantes, pequenos lagos e poços verticais.

Localizada na região do Valle do Serchio, na confluência do rio Serchio (que segue até o Parque dos Alpes Apuanos) com Turrite Secca, a cidade de Castelnuovo di Garfagnana é bem antiga e já havia registros nos mapas romanos como "Caferonianu" (em exposição no Museu do Vaticano). Desde aquele tempo, Castelnuovo di Garfagnana segue sendo um centro administrativo e comercial. Todas as terças-feiras, desde 1430, ocorre um mercado tradicional no centro da cidade. Os documentos históricos mais antigos sobre Castelnuovo datam do ano 740. No século IX praticava-se a profissão de tabelião no interior do "Castello Nuovo", que deu nome a cidade. A construção da ponte remonta a este período e foi instalada para conectar o castelo com o distrito de Cellabarotti, conhecido hoje como Ponte Santa Lucia.  Ainda no século XV, os garfagnini decidiram fazer parte do Ducado de Ferrara e Modena, na intenção de fugir das constantes guerras entre Pisa e Lucca.

Na época do Ducado foi construída a Rocca di Castelnuovo (ou Rocca Ariostesca), que teria sido mandada construir pela soberana do norte, Matilde di Canossa, no século XII e passou a ser residência dos governadores da província.

Outro monumento de notável interesse é a catedral San Pietro e San Paolo, construída em 1500 sobre as ruínas de uma igreja romana pré-existente do século XI. No interior, há uma peça em terracota da escola Della Robbia "Pala di San Giuseppe", na base da qual você pode notar o brasão da comunidade de Castelnuovo: um leão azul sobre um campo amarelo. Há ainda um quadro de mármore atribuído à escola Lucchese de Matteo Civitali.

A família Fiori viveu várias gerações no pequeno vilarejo de Monterotondo. Segundo o professor Giuliano Nesi, que presidiu na década de 1990 o Cominato Editoriale del Corriere di Garfagnana, a família é oriunda da cidade de Riccovolto, mais ao norte da Toscana, já na província de Modena. O professor desenvolveu pesquisas para reconstruir a história da emigração de Castelnuovo di Garfagnana.

O século XIX foi marcado por uma intensa expulsão demográfica na Europa. O alto crescimento da população, ao lado do acelerado processo de industrialização, afetaram diretamente as oportunidades de emprego. A situação não foi diferente na região da Toscana. Estima-se que, entre 1870 e 1970, em torno de 28 milhões de italianos emigraram (aproximadamente a metade da população da Itália). Os  destinos principais contavam com outros países da Europa e América.

Os italianos chegaram em número significativo no Brasil a partir da década de 1870. Um aspecto peculiar à imigração em massa italiana é que ela começou a ocorrer pouco após a unificação da Itália (1871), o que explica porque a identidade italiana como uma nação passou a ser desenvolvida, a partir dos imigrantes, já no Brasil.

Até meados da década de 1920, pelo menos 1,5 milhão de italianos vieram para o Brasil. Homens, mulheres e crianças, que deixaram mais de 25 milhões de descendentes, como os Fiori.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resgate do sobrenome Fiori da região de Toscana

O sobrenome Fiori é de origem medieval e vem do latim  floris  que significa "flores". No Brasil os primeiros registros deste sob...